sexta-feira, 24 de julho de 2009


6-O PERFIL DO PROFESSOR NA PROPOSTA LER E ESCREVER

1)Investiga as práticas sociais que fazem parte do cotidiano dos Jovens e Adultos, adequando-as à sala de aula e aos conteúdos a serem trabalhados;

2) Planeja suas ações visando ensinar para que serve a linguagem escrita e como o aluno poderá utilizá-la;

3) Desenvolve no aluno, através da leitura, interpretação e produção de diferentes gêneros de textos, habilidades de leitura e escrita que funcionem dentro da sociedade;

4) Incentiva Jovens e Adultos, a praticarem socialmente a leitura e a escrita, de forma criativa, descobridora, crítica, autônoma e ativa, já que a linguagem é interação e, como tal, requer a participação transformadora dos sujeitos sociais que a utilizam;

5)Reconhece aquilo que o educando já possui de conhecimento empírico, e respeitar, acima de tudo, esse conhecimento;

6) Não usa de julgamentos, mas desenvolver uma metodologia avaliativa com certa sensibilidade, atentando-se para a pluralidade de vozes, a variedade de discursos e linguagens diferentes;

7)Avalia de forma individual, levando em consideração as peculiaridades de cada indivíduo;

8)Trabalha a percepção de seu próprio valor e promover a auto-estima e a alegria de conviver e cooperar;

9) Ativa mais do que o intelecto em um ambiente de aprendizagem, ser professor-aprendiz tanto quanto os seus educandos;

10)Reconhece a importância do letramento, e abandonar os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização.

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