sexta-feira, 24 de julho de 2009

8- RECURSOS / AVALIAÇÃO


Humanos: Professor e Aluno

Pedagógico: Independentemente dos materiais didáticos utilizados, sejam eles os mais básicos e tradicionais, assim como o quadro negro e o livro, ou as tecnologias mais avançadas, a ação metodológica do professor dependerá dos princípios políticos pedagógicos construídos por cada um no dia-a-dia de suas vivências.

AVALIAÇÃO
Para avaliar na perspectiva do projeto LER e ESCREVER devera está em consonância com a Proposta Curricular da Modalidade de Jovens e Adultos desta instituição.Também sugere-se a avaliação habitar o dia-a-dia do discente. Se a avaliação fizer parte do dia-a-dia da escola os alunos participarão com mais vigor havendo abertura para o surgimento de questionamentos e dúvidas, bem como suas respostas e soluções acontecerão como conseqüência. Ao perceber defasagem de aprendizados, dúvidas do educando o professor deverá tentar saná-la imediatamente para que o aluno tenha condições de ter avanços no processo aprendizado.



BIBLIOGRAFIA
FREIRE, Paulo; DONALDO, Macedo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1990.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
KLEIMAN, Ângela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.Campinas: Mercado de Letras, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ªed. 6ª reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.



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