quinta-feira, 16 de julho de 2009

9 - MARCAÇÃO PARA QUADRILHA


Caminho da festa: os pares seguem atrás dos noivos, iniciando a dança e parando em determinado momento no centro terreiro. Anariê (do francês en arrière, para trás): as damas e os cavalheiros se separam (4 metros, aproximadamente), formando duas colunas.

Os cavalheiros cumprimentam as damas: eles se aproximam das damas, cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida, e voltam a seus lugares, caminhando de costas.

As damas cumprimentam os cavalheiros: elas repetem a evolução dos cavalheiros.Saudação geral: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e, quando se encontram, cumprimentam-se.

“Balancê” e “tur” (balanceio e giro): damas e cavalheiros fazem o passo no lugar, balançando os braços naturalmente, e giram dançando juntos.

Grande passeio: as damas colocam-se à direita dos cavalheiros e os dois dão-se os braços. Do lado de fora o outro braço continua balanceando ao longo do corpo. Formam um círculo e seguem dançando. Quando o marcador anuncia nova evolução, a progressão cessa e os participantes fazem o que foi ordenado.

“Changê” de damas (trocar de damas): no grande passeio, os cavalheiros avançam e colocam-se ao lado da dama imediatamente à frente. Se for dito “mais uma vez”, repetem o movimento. Os comandos “passar duas” e “passar quatro” também são executados pelo cavalheiro.

Olha o túnel: os noivos, que estão na frente, param e elevam os braços internos para cima e, de mãos dadas, fazem o ¬túnel. O segundo par flexiona o tronco, passa pelo túnel, coloca-se à frente dos noivos e eleva os braços, e assim sucessivamente, até que todos passem. Executa-se o passo no lugar durante essa evolução.

Segue o passeio: é a voz de comando para que o grande passeio continue.

Caminho da roça: as fileiras de damas e cavalheiros fundem-se, formando uma só coluna. O primeiro segura, com as mãos à altura dos ombros, as mãos de quem está atrás. Os demais colocam as mãos nos ombros de quem está à sua frente. A coluna progride, fazendo curvas para um lado e para outro, como se fosse uma serpente. O marcador da quadrilha continua dando voz de comando.•Olha a chuva!Todos dão meia-volta.

Já passou!Todos dão meia-volta novamente dizendo “ehh!”.

Olha a cobra!As damas gritam e pulam, os cavalheiros procuram segurá-las em seus braços.•É mentira!Os “caipiras” ou “ matutos” continuam o passo e gritam “uhh!”.

A ponte quebrou!Todos dão meia-volta novamente.•Já consertou!Voltam a dançar no outro sentido.

Olha o caracol! Em coluna e com as mãos ainda sobre os ombros de quem está à frente, todos obedecem às ordens do marcador, que começará a descrever um percurso cheio de curvas que fazem lembrar o casco de um ca¬racol. Quando o marcador disser “desvirar”, o guia deverá fazer as curvas em sentido contrário, voltando a dançar em linha reta.

Formar a grande roda:os participantes da quadrilha dão as mãos formando uma grande roda e, ao ouvir a voz de comando “à direita”, “à esquerda”, deverão se deslocar no sentido determinado pelo marcador.•Damas ao centro: as damas formam uma roda no centro e deslocam-se no sentido indicado pelo marcador.

Coroa de rosas: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem, depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura das damas, contornando-as. Fazem o passo no lugar durante a coroação. Depois podem deslocar-se “à direita” e “à esquerda”.

Coroa de espinhos: nesse momento, são as damas quem elevam os braços sobre a cabeça dos cavalheiros, coroando-os.

Olha o grande passeio!Repetem a formação descrita anteriormente. Vai começar o grande baile.

Olha a valsa dos noivos! Os noivos entram no centro da roda e dançam juntos.

Olha os padrinhos!Os padrinhos dançam no centro da roda.

Baile geral! Todos os pares dançam no centro da roda. O grande baile está acabando.

Vamos nos despedir do pessoal! Todos executam a evolução do grande baile e se retiram do centro do terreiro, despedindo-se das pessoas que estão assistindo.

Um comentário:

Anônimo disse...

hey therе and thank уou for уour information
– I've definitely picked up something new from right here. I did however expertise several technical points using this website, since I experienced to reload the site many times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I'm complaіning,
but sluggish loading instances times will
very frequently affect your placement in google
anԁ could damage уour quality scoге if ads and marketing
with Αdωordѕ. Anуway I am adding thіs RSS to my emаil and could look out fοг a
lot morе οf уour resρective intereѕting content.

Make sure you update thiѕ again verу soon.
Feel free to surf my page - v2 cigs Review